Logo
NOSSAS SOLUÇÕES
Transforme a gestão ambiental da sua empresa
* Selecione uma opção para saber mais sobre Nossas Soluções
Gestão Global de Resíduos
(Total Waste Management)
Programa Aterro Zero
Valorização de resíduos
Serviço de coleta e transporte
de resíduos Classe I, Classe II
e Lixo comum
Locação de equipamentos
Isopor
Destruição segura de
arquivos e produtos.
Reciclagem de Eletrônicos
Compostagem de
resíduos orgânicos
Reciclagem de tintas e vernizes
Reciclagem de madeira
Aproveitamento energético
de resíduos Classe II
(Coprocessamento)
Coleta e Destinação de
Resíduos da Construção Civil
Desenvase de produtos líquidos
Consultoria e Assessoria Ambiental

Serviços

A Fox Reciclagem é uma empresa que trabalha com resíduos recicláveis e resíduos industriais com foco na área de comercialização e valorização.

Realizamos a destinação correta de resíduos, além do gerenciamento dos processos diretos e indiretos, incluindo a prestação de serviços, mão-de-obra, transporte, coleta e descaracterização de materiais de modo geral.

Também disponibilizamos aos nossos clientes, em regime de comodato, caçambas e equipamentos relacionados aos processos, emitindo laudos e certificados, além de apoio ambiental e planejamento de implantações.

Nossas soluções são economicamente viáveis, adequadas e definitivas para todos os resíduos gerados em seus processos, sempre mantendo nossos padrões éticos e a excelência pela qual tanto prezamos.



Selecione no menu ao lado o que deseja saber mais.

Antes
Proximo

Gestão Global de Resíduos (Total Waste Management)

O que é gestão de resíduos?


É o conjunto de procedimentos e ações que têm como finalidade otimizar as etapas de armazenamento, coleta, tratamento, transporte, destinação e disposição final dos resíduos produzidos por processos industriais, de modo que se tornem ambientalmente aceitos.


As principais finalidades da gestão de resíduos são reduzir a produção de lixo industrializado, melhorar a qualidade do meio ambiente e preservar a saúde pública para que você tenha uma ideia de sua importância, a gestão de resíduos é uma responsabilidade que o Ministério do Meio Ambiente estabelece para todas as empresas por lei (nº 12.305/2010).


Vantagens da gestão de resíduos


A gestão de resíduos é uma ótima alternativa para que empresas aumentem seus lucros — com a venda de resíduos — ao mesmo tempo em que melhoram a sua imagem perante à comunidade local, clientes e parceiros, por conta da redução dos impactos ao meio ambiente. Além disso, a gestão de resíduos garante que a organização cumpra com os requisitos legais dos órgãos fiscalizadores, o que diminui os riscos multas e sanções.


Como fazer gestão de resíduos?


A gestão de resíduos é fundamental para que qualquer empresa minimize os impactos passivos e ambientais, preserve a sua imagem e evite prejuízos financeiros.


Para realizá-la, é preciso prestar serviços de elaboração e implementação de estratégias de administração dos resíduos, como uma coleta seletiva eficiente na qual os materiais recicláveis de qualidade sejam separados dos materiais que precisam ser descartados com métodos específicos. Além disso, é preciso monitorar o destino dos mesmos e oferecer treinamentos de equipe para que a eficiência das ações sejam acompanhadas.


Onde entra a FOX na Gestão de resíduos?


Entramos na implementação, controle e gerenciamento dos processos, com licenças e homologações e com equipe interna alocada em nossos clientes.


Nossa equipe interna conta com ajudantes operacionais, técnicos ou engenheiros que se dedicam ao processo interno exclusivamente, gerando relatórios, controles de performance ou qualquer relatório analítico de acordo com a necessidade de cada projeto.


Também podemos usar a equipe interna da FOX para conduzir, fiscalizar e monitorar os processos dos nossos clientes com o apoio da área administrativa. Neste caso, entramos com consultoria própria ou terceirizada com empresas parceiras em outros processos.

Programa Aterro Zero

Na vanguarda do movimento aterro zero, desde 2018 a Fox desenvolve e gerencia programas de “Aterro Zero”. Ele tem como missão principal diminuir ao máximo o envio de resíduos aos aterros sanitários.

Para isso, utilizamos nossa expertise adquirida ao longo de vários anos em valorização de resíduos complexos e transformação de resíduos não-recicláveis em energia.

Antes
Proximo

Valorização de Resíduos

Dentro dos escopos contratados por nossos clientes e fornecedores, a FOX além dos serviços prestados, é compradora dos resíduos recicláveis gerados pelas empresas e ou qualquer tipo de negócio que gere receita através da venda de recicláveis, valorizando os mesmos para comercialização, seja diretamente ou através de parceiros ou empresas do grupo.

Após estudarmos a geração de resíduos, separamos em resíduos recicláveis, resíduos possíveis de estudo para reciclagem e resíduos não recicláveis, temos como meta, introduzir na cadeia de reciclagem materiais que por desconhecimento ou porque o processo pode gerar algum custo, se tornar viável a sua comercialização gerando maior receita.

Com equipamentos adequados, expertise de anos no setor, parcerias com indústrias de vários segmentos, conseguimos enxergar oportunidades mesmo em materiais já valorizados, visando abrir novas oportunidades de melhorar ou até introduzir materiais que vão gerar mais receita para nosso fornecedor.

Serviço de coleta e transporte de resíduos Classe I, Classe II e Lixo comum

Com estrutura logística e frota 100% própria, oferecemos serviços de coleta e transporte de resíduos Classe I, Classe II e Lixo Comum, com os mais diversos tipos de veículo e equipamentos móveis, proporcionando qualidade, segurança, agilidade e satisfação aos clientes e parceiros.

Antes
Proximo

Locação de equipamentos

Alugamos ou cedemos em comodato diversos equipamentos para o manejo adequado de resíduos, todos em conformidade com as normas de segurança NR 10 e NR 12, tais como:

Ao setor gráfico, oferecemos modernos sistemas de transporte pneumático para a sucção e captação de produtos de diferentes gramaturas, aparas e refilos de papel ou papelão, entre outros, com tecnologia avançada para fabricação e instalação.

Os equipamentos que são utilizados em comodato dependem da geração de resíduos geradas pela empresa

  • Caçambas roll on roll off abertas, ecológicas e fechadas que variam de 5 a 40m3;
  • Contêineres de diversos tipos e tamanhos;
  • Compactadores estacionarias de resíduos de papel, plástico e metal;
  • Compactadores de fuso
  • Tambores;
  • Prensas verticais, horizontais e móveis;
  • Esteiras industriais;
  • Rebocadores;
  • Empilhadeiras;
  • Extrusoras para resinas plásticas
  • Extrusoras para isopor
  • Moinhos de diversos tipos e tamanhos.
  • Ventiladores Picadores (especiais para sistema de aparas e refilos de papel)
  • Separadores lineares;
  • Válvulas de Desvio;
  • Dosadores Volumétricos;
  • Válvulas By-pass;
  • Captadores especiais;
  • Tubulações (Aço carbono, galvanizado, inox, etc).
  • Equalização das linhas de captação;
  • Balanceamento do sistema;
  • Emissão de laudos e relatórios de melhorias;
  • Manutenção, ampliação, modernização ou melhorias do sistema existente.

Inovações

Monitoramento Remoto de Caçamba 3/4:

Esse sistema monitora remotamente o volume em que se encontra a caçamba compactadora e caso esta esteja próximo da necessidade de troca um e-mail é enviado automaticamente à nossa logística. O sistema trás comodidade de nossos clientes e melhor planejamento de nossa logística uma vez que não é necessário ir até a máquina para verificar a necessidade de troca de caçamba.

Estamos com alguns equipamentos em teste e logo ofereceremos para todos nossos clientes com um custo simbólico.

Antes
Proximo

Isopor

De acordo com a norma ISO-1043/78, o poliestireno expandido tem como sigla internacional o EPS (Expanded PolyStyrene), sendo o nome Isopor® uma marca registrada. Descoberto em 1948 dentro dos laboratórios da BASF, o material é identificado como um plástico celular rígido, criado a partir da polimerização do estireno (derivado da nafta-petróleo) em água, pertencente ao grupo dos termoplásticos.


Tem como característica técnica sua composição de 98% de ar e apenas 2% de matéria-prima (em massa) plástico, é utilizado de diversas formas, como embalagens industriais, conservação de produtos alimentícios, proteção de equipamentos, artefatos para construção civil, isolante térmico e até em processos de fundição de blocos de motores na indústria automobilística.


O processo produtivo não utiliza nem nunca utilizou gases CFC , o que torna os produtos finais inertes, não contaminando o solo, água e ar.


O EPS é 100% reciclável e reaproveitável, e como todo produto utilizado pela sociedade deve ser descartado em pontos adequados para sua reutilização, reciclagem mecânica ou recuperação energética. Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS Lei nº 12.305), a disposição em aterros deve ser a última alternativa para o resíduo sólido urbano – RSU, somente após terem sido esgotadas todas as demais possibilidades. Os maiores desafios para se reciclar EPS é a relação volume e peso, extremamente volumoso e com baixo peso, o material não atrai recicladores por não ter valor agregado pós-consumo, o que dificulta a criação de uma cadeia de reciclagem.


Apesar das barreiras existentes, de forma pioneira a Fox Reciclagem criou em 2007 um programa de reciclagem mecânica para o EPS, tendo como objetivo principal oferecer a seus clientes e parceiros uma solução ambientalmente adequada para o material que tinha como destino principal aterros sanitários.

Antes
Proximo

Destruição segura de arquivos e produtos

A Fox Reciclagem dispõe do serviço de "Destruição Segura", e para isso mantemos um Centro de Destruição de Documentos e Embalagens. Esta instalação é voltada para atender às rigorosas necessidades de descaracterização de materiais e impressos obsoletos, priorizando a proteção máxima à marca.

Trabalhamos com diversos tipos de materiais para destruição, tais como: arquivo morto, extratos e documentos contábeis obsoletos, cheques, bulas, cartuchos, documentos sigilosos, livros, embalagens, eletrônicos peças obsoletas, peças automobilísticas entre outros materiais.

Devido ao nosso compromisso com o meio-ambiente, após o processo de destruição/descaracterização dos materiais, todo resíduo que for reaproveitável é destinado para reciclagem como matéria-prima para o mercado de transformação.

Para a remoção dos materiais destinados a descaracterização, a Fox Reciclagem possuí veículos licenciados e regularizados, e caçambas fechadas com capacidade de até 29 m³, que permitem seu fechamento com lacração e abertura sob supervisão, garantindo maior confiabilidade ao processo.

Em nossa unidade temos uma balança eletrônica calibrada periodicamente e todo o material coletado/recebido para destruição é pesado antes de iniciar qualquer processo, criando-se um registro de quantidade e rastreabilidade do material que será descaracterizado.

Para descaracterização dos materiais, peças e ou bobinas pelo processo de fragmentação mecânica, contamos com máquinas do tipo, moinhos, shredder, fragmentadora, desenvasadoras e prensa jacaré, com capacidade de até 30 toneladas/hora, e dependendo das exigências, dispomos de equipamentos que permitem refilamento de até 6 mm de largura, com capacidade de até 1 tonelada/hora, o que impossibilita qualquer identificação do conteúdo utilizado para documentos que precisam ter um sigilo especifico.

Todo o processo de descaracterização pode ser acompanhado por um representante da empresa ou auditores independentes. Ao término do processo, a Fox Reciclagem fornece um "Laudo de Descaracterização de Materiais", documento este considerado importante para empresas que possuem ou buscam certificação de seu sistema de Qualidade e Meio Ambiente.

Caso solicitado, também realizamos o registro fotográfico de todo o processo onde também montamos uma apresentação de como foi feito todo o processo de destruição, sendo este um complemento do Laudo de Destruição. No final do mês, enviamos um Certificado de Destino, comprovando que todo material foi coletado e/ou recebido pela Fox Reciclagem para destruição e que o material tenha recebido uma destinação ambientalmente correta.

Nossos principais clientes nessa área são: Bancos, Editoras, Indústrias Alimentícias de Eletrodomésticos ou qualquer empresa que precisa destruir produtos de período de “campanha” ou período promocional.

Como também somos uma empresa de reciclagem, dependendo do material gerado (papéis, plásticos e metais), qualidade e volume, podemos valorizá-lo após o processo de destruição para reutilizarmos como matéria-prima, havendo assim um retorno monetário ao cliente.

Dependendo da distância e do volume será cobrado o transporte e mão-de-obra do ajudante disponibilizado para o serviço;

Caso o material seja entregue em algum de nossas unidades em São Paulo e/ou Itu/SP, não haverá custos de transportes independente de quantidades;

No caso dos materiais destruídos não forem resíduos recicláveis, será repassado o custo de transporte para o aterro, tal como a taxa cobrado para destinação no aterro;

No caso de valorização dos resíduos, deverá ser emitido uma Nota Fiscal contra a Fox Reciclagem que procederá com o pagamento na data acordada;

Em caso de cobrança dos serviços, será emitida Nota Fiscal de Serviços com a descrição de todo o trabalho realizado.

Antes
Proximo

Reciclagem de Eletrônicos

Resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos, conhecidos como e-lixo, também merecem um novo começo.


Com o fenômeno da obsolescência programada e o aumento desenfreado dos resíduos eletrônicos, a Lei 12.305 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) previu que após exaurida sua possibilidade de reuso, estes produtos devem ser descartados da forma adequada, tanto pela sociedade quanto pelas indústrias.


Com segurança e rastreabilidade, coletamos e destinamos todos os resíduos eletrônicos, tais como notebooks, desktops, impressoras, tablets, acessórios de informática, telefonia, entre outros.

Compostagem de Resíduos orgânicos

Grande parte da sociedade ainda desconhece os impactos ambientais gerados a partir da destinação de resíduos orgânicos em aterros sanitários.


Visando oferecer alternativas ambientalmente corretas e economicamente viáveis, possuímos sistemas Onsite e Offsite para a compostagem e transformação dos resíduos orgânicos em adubos e compostos orgânicos que podem ser utilizados para jardins e áreas verdes.

Antes
Proximo

Reciclagem de tintas e vernizes

Através de parcerias estratégicas com indústrias do mercado de tintas recuperadas, coletamos e destinamos os resíduos e sobras de tintas, vernizes e solventes, seja em estado líquido ou sólido, para a fabricação de tintas tipo zarcão.

Antes
Proximo

Reciclagem de madeira

Considerada a terceira fonte mais utilizada no Brasil, a geração de energia de biomassa vem rapidamente ganhando mais espaço na matriz energética mundial e principalmente brasileira, tanto que, a energia de biomassa responde por cerca de 9% da eletricidade consumida em todo o país.

A participação da energia gerada a partir da biomassa é muito importante no Brasil, mas as perspectivas indicam que ainda há muito espaço para que ela cresça mais, contribuindo significativamente com o desenvolvimento de alternativas energéticas mais limpas e sustentáveis.

Mas, para que essas perspectivas se comprovem, alguns desafios precisam ser enfrentados e solucionados, garantindo que a biomassa seja a fonte energética do presente e não mais do futuro, como muitas pessoas falam.

Desta forma, a FOX destina toda a madeira coletada para geração de energia. Contamos com uma unidade de moagem para suprir toda a necessidade dos geradores de resíduos de madeira para posteriormente este material abastecer as caldeiras que originalmente utilizavam combustíveis fosseis e hoje se valem desta tecnologia poupando recursos naturais que podem ser necessários a futuras gerações.

Aproveitamento energético de resíduos Classe II (Coprocessamento)

A economia circular mudou a nossa forma de pensar. O contraponto necessário ao modelo linear até então vigente, que se baseava em extrair, produzir, consumir e descartar, nos trouxe um novo ambiente de negócios.


Junto com ele, vieram diversos desafios que nos obrigam diariamente a rever nossas práticas, o design dos produtos, engenharia de materiais, estratégias empresariais e modelos de negócio. Nesta esteira, foi necessário nos reinventarmos e pensarmos novas formas de destinarmos os Resíduos Classe II não recicláveis.


Desde 2020, de forma pioneira, oferecemos o coprocessamento dos Resíduos Classe II não recicláveis, garantindo uma destinação mais nobre aos resíduos não recicláveis.

Coleta e Destinação de Resíduos da Construção Civil

Através da locação de caçambas, realizamos o transporte e a destinação ambientalmente adequada dos resíduos provenientes da construção civil, demolição e obras em geral, de forma ágil e segura.

Antes
Proximo

Desenvase de produtos líquidos

Oferecemos o serviço de desenvase de produtos líquidos Onsite (em nossa planta) e também Offsite (em sua planta), através de máquinas de desenvase separadoras de líquidos, ideal para descaracterizar e separar o material sólido do material líquido com esteiras e rampas.


Aplica-se aos mais diversos tipos de produtos líquidos, tais como:


  • Cosméticos em geral, xampus, condicionadores, cremes;
  • Saneantes domissanitários e produtos de limpeza;
  • Refrigerante, cerveja, bebidas em geral em lata e garrafa pet ou similares;
  • Farmacêuticos como Bolsas de Soro, vacinas, colírios e similares;
  • Produtos alimentícios em geral, cremes de leite, corantes, óleos, entre outros;
Antes
Proximo

Consultoria e Assessoria Ambiental

Com especialistas que reúnem vasto conhecimento acadêmico e prático, a consultoria ambiental visa assegurar a conformidade ambiental do seu negócio.


Por meio de um diagnóstico (levantamento in loco), são definidas as diretrizes e estratégias do para a consequente definição de metas e programas.


Além disso, elaboramos:


  • Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRS);
  • CADRI;
  • Inventário de Resíduos;
  • IBAMA;
  • Licenças Ambientais;
  • Treinamentos e palestras (SIPAT, Semana de Meio Ambiente);