14 de janeiro de 2009

Vendas de papelão ondulado caem 4,5% em dezembro

SÃO PAULO - As vendas de papelão em dezembro totalizaram 157,2 mil toneladas, uma queda de 4,5% em relação ao mesmo mês de 2007, de acordo com dados da ABPO (Associação Brasileira do Papelão Ondulado). Em relação a novembro, as vendas do mês passado apresentaram uma queda de 15,5%.

Com esse recuo, o indicador marca a segunda queda consecutiva mensal na comparação com igual período do ano anterior, o que levou o setor a fechar 2008 com expansão de apenas 0,88% nas vendas sobre 2007, somando 2,27 milhões de toneladas.

Vale destacar que o resultado foi inferior ao crescimento de 1,7% registrado no acumulado de janeiro a outubro de 2008, quando os primeiros efeitos da crise financeira global começaram a ser sentidos no setor.

Adicionalmente, o incremento no ano passado ficou aquém das previsões da entidade reguladora do setor, que esperava por um avanço entre 1% e 1,5% no ano. O volume de papelão comercializado em dezembro representa a pior marca do ano, característica tradicional desse mercado.

Marcelo Olsen Saad
InfoMoney