30 de Setembro de 2013

VI SIPAT Fox Reciclagem - 2013


No dia 23 de setembro de 2013 iniciou na Fox Reciclagem a VI semana interna de prevenção de acidentes de trabalho, a SIPAT. E qual a importância da SIPAT em nossas vidas?

Alguns devem achar que a SIPAT é só mais uma dessas obrigações que a CIPA, comissão interna de prevenção de acidentes, deve realizar, pois a lei pede. Quando pensamos em SIPAT, isso nos remete principalmente aos acidentes de trabalho. Mas será mesmo que que a SIPAT é realizada só porque é uma obrigação? E se a SIPAT é pra prevenir acidentes e doenças de trabalho, porque falamos de tantos outros assuntos nessa semana?

A SIPAT tem sim o foco na prevenção de acidentes e doenças no trabalho, mas para que essa prevenção seja realmente satisfatória, muitos outros aspectos das nossas vidas devem ser envolvidos nesse objetivo. É por isso que a SIPAT engloba tantos outros temas relacionados a qualidade de vida. Para que alguém exerça plenamente seu trabalho, é fundamental que essa pessoa esteja disposta, motivada e com saúde, não só no trabalho, mas também fora dele. Da mesma forma que uma pessoa com sono ou alcoolizada tem mais chances de se envolver em um acidente dirigindo, isso não é diferente no ambiente profissional, ainda mais quando esse profissional opera máquinas.

Esse é um dos motivos que nós da Fox não realizamos a SIPAT somente por ser obrigatória, e sim porque é nossa vontade que todos nossos colaboradores estejam sempre dispostos, motivados e com saúde, para que possam não só desenvolver suas atividades profissionais com competência e segurança, mas que também possam viver sua vida plenamente, sendo além de ótimos profissionais, alunos, ótimos maridos, esposas, e filhos.

São muitos os temas que impactam em nossa qualidade de vida e que podem melhor nossos rendimento profissional e pessoal. Esse ano selecionamos alguns, um para cada dia da semana.

No primeiro dia da semana tivemos uma palestra com o Sr. Alex e Valdeci da Grimaldi, onde falou um pouco sobre o funcionamento e segurança do equipamento roll-on-roll-off, que utilizamos em nosso caminhões. No dia seguinte tivemos como palestrante o subtenente Flório, do corpo de bombeiros, onde falou um pouco das boas práticas em prevenção de incêndios em casa e no trabalho. Na quarta tivemos o Profº França, coordenador de educação física do CEUNSP, com o tema ergonomia, mostrando quais ajustes podemos fazer durante o expediente para diminuir o impacto de algumas atividades em nosso corpo, preservando assim nossa saúde. Na quinta tivemos o Sr. Fábio Melquiades, das Águas de Itu, falando sobre segurança no trabalho. Na sexta, no encerramento da SIPAT, além do já tradicional coquetel de encerramento e entrega do brindes, tivemos a palestra do Sr. João Gassabi, da Inforshop, sobre “missionários corporativos”, que foi muito interessante.