21 de Dezembro de 2012

Fox Reciclagem – Certificação ISO 9001 e 14001


Foram nove meses de muito trabalho, esforço e dedicação que levaram os funcionários da empresa Fox Reciclagem a alcançarem o mérito de receber os certificados de Qualidade e Meio Ambiente, baseados nas Normas ISO 9001 e 14001, respectivamente.

A resposta ao tão esperado resultado do processo de certificação foi recebida no dia 30/07/2012, quando, após a realização das auditorias de fase I e fase II, o auditor Sr° Valdemir Celso de Oliveira, do organismo certificador BSI, entregou a empresa sua carta de recomendação as certificações. O certificado da ISO 9001 foi emitido dia 02/08/2012 e o da ISO 14001 só foi emitido dia 26/11/2012.

Como em toda e qualquer auditoria, a tensão e o nervosismo tomou conta dos quase 70 funcionários (internos) durante o tempo em que o auditor necessitou permanecer na empresa. Foram seis longos dias de auditoria, nos quais, a Fox Reciclagem pode demonstrar a adequada estruturação e desenvolvimento de seu sistema - SGI, sendo isto confirmado pelo ótimo resultado obtido ao final do processo, com 0 (zero) não-conformidades na auditoria de fase I e apenas quatro não-conformidades menores na auditoria de fase II, sendo, estas últimas, não impactantes no sistema como um todo, conforme informado pelo auditor líder da auditoria.

A preocupação com as questões ambientais, bem como, com a qualidade dos serviços prestados pela empresa, foram a grande motivação dos diretores Ricardo Militelli e Maria Tereza Militelli para iniciarem a implantação do Sistema de Gestão Integrado de Qualidade e Meio Ambiente na Fox Reciclagem. Após esta decisão, muitos investimentos foram efetuados em busca das melhorias internas e da nova estruturação da empresa aos padrões estabelecidos pelas normas ISO, sendo todo o processo acompanhado de perto por ambos os diretores.

Trabalhando a mais de 30 anos no ramo da reciclagem, o diretor Ricardo Militelli não conseguiu disfarçar a grande alegria ao receber a notícia da recomendação da empresa a certificação. Como prova disso, providenciou uma confraternização interna em comemoração a certificação e ao ótimo desempenho dos funcionários no decorrer destes nove meses de trabalho.

Apesar de ser um processo bastante exaustivo e, por vezes, difícil, a implantação do SGI foi bastante recompensadora, não apenas pela conquista dos certificados, mas, acima de tudo, pelas mudanças e melhorias ocorridas na empresa. Além disso, como o SGI trata-se de um processo dinâmico, é ótimo saber que as melhorias sempre estarão ocorrendo, basta continuarmos trabalhando para isto...



Selo

Certificado - ISO 9001

Certificado - ISO 14001